Hoje vou falar um pouco sobre o fator encolhimento, que é para alguns crespos e crespas um grande desafio, principalmente para quem cortou os cabelos, fazendo o big chop, e está ansioso (a) para ver um blakão ou volumão dos sonhos!!
Genética
Cada indivíduo traz consigo um código genético que é herdado de seus antecessores. Assim, os cabelos traduzem a sua herança na forma, cor, espessura, resistência, elasticidade, brilho, resposta ao meio ambiente e aos tratamentos químicos.
Nós que temos o cabelo crespo/cacheado, percebemos que, na maioria das vezes, apresentamos um crescimento inferior, se comparado por exemplo, com alguém que tenha o cabelo liso!
O cabelo parece que não cresce, e só encolhe!
Tudo isto está relacionado com o formato original do fio e, também com o ângulo que o cabelo cresce em relação ao couro cabeludo.
Estrutura dos Fios e Folículos Capilares
A estrutura do cabelo é a mesma para todas as etnias, sendo composta por cutícula, córtex e medula. Mas o que determina a forma dos fios são os folículos capilares, minúsculas bolsas que variam em formato, tamanho e espessura, determinando a forma e a espessura dos fios. Ao se cortar um folículo transversalmente, pode-se observar que:
• os redondos dão origem a madeixas lisas;
• os ovais dão origem a cabelos ondulados;
• os espiralados originam fios cacheados.
Lisos, cacheados e crespos - Crescimento
Asiáticos: os fios crescem reto e perpendicular em relação ao couro cabeludo. Os cabelos asiáticos são lisos, espessos e naturalmente brilhantes.O folículo piloso apresenta uma abertura próxima de um círculo perfeito e está implantado perpendicularmente ao couro cabeludo, produzindo assim um cabelo especialmente liso e forte. Este caráter muito liso permite que os cabelos asiáticos sejam naturalmente brilhantes quando estão de boa saúde.
Caucasiano: possui variedade de forma, cor e espessura. O folículo se dispõe obliquamente ao couro cabeludo e sua forma varia entre lisa, cacheada e ondulada. Possui uma velocidade de crescimento intermediária entre os asiáticos e os africanos. As pessoas ruivas possuem uma menor densidade capilar, enquanto as loiras apresentam maior número de folículos, resultando numa cabeleira mais densa, porém mais fina.
Africano: é menos denso que os asiáticos e os fios crescem mais lentamente que os dos outros tipos. O folículo se posiciona paralelamente ao couro cabeludo e é oval e achatado, muito fino e curvo, podendo ser todo contorcido. Os africanos produzem mais oleosidade que os caucasianos e asiáticos, e o sebo fica retido próximo à raiz por não conseguir deslizar até as pontas. Sem lubrificação, os fios ficam secos e quebradiços, e a tendência é que permaneçam curtos.
Note que quanto mais elíptico for o fio, mais plana será sua superfície. É por isso que o cabelo crespo é tão fino e delicado. Já os fios mais circulares são geralmente mais grossos.
Crescimento capilar
Em média por mês, pessoas com cabelos crespos tem um crescimento capilar de 0.9 cm, já quem tem o cabelo liso ou ondulado, apresentam respectivamente um crescimento mediano de 1.2 e 1.3 cm respectivamente ao mês!
![Resultado de imagem para perpendicular ao couro cabeludo](https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/c3/93/2c/c3932cf13b17f40516a931c88981f72e.jpg)
Espero que vocês tenham gostado desta publicação!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário